PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos:
O PGR é um programa que visa identificar, avaliar e controlar os riscos existentes no ambiente de trabalho, prevenindo acidentes e doenças. O programa estabelece medidas para mitigar riscos, assegurando que as condições de trabalho sejam seguras e saudáveis. Ele inclui a análise de riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos.
PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional:
O PCMSO é um programa estabelecido pela legislação brasileira que tem como objetivo preservar a saúde dos trabalhadores por meio de ações de prevenção e monitoramento da saúde ocupacional. Inclui a realização de exames médicos periódicos, exames admissionais, demissionais e de retorno ao trabalho, além de ações para prevenção de doenças relacionadas ao trabalho.
ASO (Atestado de Saúde Ocupacional):
O ASO é um documento emitido por um médico do trabalho que atesta a saúde do trabalhador em relação ao exercício de suas funções. Pode ser emitido em diferentes momentos: na admissão, anualmente, quando o trabalhador retorna ao trabalho após um afastamento, ou na demissão. O ASO tem como objetivo garantir que o trabalhador esteja apto para exercer suas atividades sem riscos à saúde.
DIR:
Declaração de Inexistência de Riscos* quando a empresa for de grau de risco 1 ou 2, ela fica isenta de elaboração de PGR e PCMSO.
Laudo de periculosidade:
O Laudo de Periculosidade e Insalubridade é uma avaliação para definir qual é o grau de insalubridade no local de trabalho. A caracterização de periculosidade é feita por perito engenheiro de segurança do trabalho, segundo as normas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Decreto nº 39032, de 8 de setembro de 1997.
Laudo de Insalubridade:
O Laudo de Insalubridade é um documento de origem trabalhista, cuja missão é avaliar se os colaboradores de uma organização estão expostos aos agentes nocivos, constantes na NR-15 e seus anexos.
LTCAT (Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho):
O LTCAT é um documento técnico que descreve as condições ambientais de trabalho, como a presença de agentes nocivos (químicos, físicos, biológicos) que possam causar danos à saúde dos trabalhadores. Ele é essencial para a caracterização de insalubridade ou periculosidade no trabalho e para a concessão de benefícios previdenciários, como aposentadoria especial.
eSocial:
O eSocial é um sistema do governo brasileiro que unifica o envio de informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias. Ele coleta dados sobre os empregados, como vínculos, remunerações, condições de trabalho, acidentes de trabalho e questões relacionadas à saúde e segurança. O objetivo é simplificar o processo de compliance para as empresas e garantir a conformidade com as normas trabalhistas.
Avaliação Psicológica:
A avaliação psicológica é um procedimento que visa analisar , compreender e esclarecer a dinâmica dos processos psicológicos representativos de um indivíduo, baseando-se na aplicação de testes regulamentados pelo CFP e dados de entrevista.
Trabalhamos com elaboração de perfil para cargos, mediante laudos descritivos.
Nossa clínica e profissionais são credenciados junto a Polícia Federal, para fazer avaliação para curso de vigilante e porte/ registo / renovação de Porte de Arma.
Além disso, fazemos Avaliação Psicossocial, baseada na NR 33 e NR 35, para colaboradores que irão trabalhar em espaço confinado e altura.
Exames Clínicos e Complementares:
São exames médicos realizados para monitorar a saúde dos trabalhadores. Os exames clínicos incluem avaliações gerais de saúde, enquanto os exames complementares (como laboratoriais e de imagem) são usados para diagnosticar doenças ou condições que possam ser causadas ou agravadas pelo ambiente de trabalho, como problemas respiratórios ou auditivos.